Benefícios do gengibre: emagrece, diminui o colesterol e mais

Gengibre, uma planta herbácea muito usada para deixar as comidas mais picantes e com aroma forte, pessoas usam bastante o gengibre em carnes, saladas, peixes, chás e vários outros alimentos. Além de ser saboroso, também é ajuda curar diversos tipos de doenças, ajuda a emagrecer, além de ser benéfico para saúde.

Seu nome cientifico é Zingiver officinale. Bastante cultivada na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paul, crescem em solo arenosos, bem drenados e com iluminação. o gengibre é ótimo para ajudar emagrecer. Veja os benefícios do gengibre para saúde.


Gengibre ajuda a emagrecer
Gengibre ajuda a emagrecer além de prevenir varias doenças


Benefícios do Gengibre

Gengibre, além de ajudar no emagrecimento, ajuda curar gases intestinais, má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, dores musculares, vômito, problemas de circulação sanguínea, colesterol alto, pressão alta, rouquidão, tosse, trata todos os tipos de Câncer e também é usado como anti-séptico e anti-inflamatório.

Já deu para perceber a importância de consumir gengibre. Então a partir de hoje já inclua o gengibre na sua dieta, mas atenção, ele pode ser benéfico para saúde, porem quando consumido em excesso pode causar vários problemas a saúde. Estudos mostram que a quantidade recomendada de gengibre por dia é de 2 a 4g por dia. Confira agora com mais detalhes os principais benefícios do gengibre para saúde:



Gengibre ajuda a emagrecer

O gingerol (substancia contida no gengibre), é conhecido por sua ação termogênica. Varias pesquisas já apontaram que o consumo diário de gengibre pode acelerar o metabolismo em 20%, e quando acelerado, o metabolismo gasta mais calorias para manter o corpo em funcionamento. Isso porque os alimentos termogênicos são mais difíceis de serem digeridos pelo organismo, e com isso obrigam o corpo a gastar mais calorias. Além disso, o gengibre possui substancias termogênicas que tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, aumentando a queima de gordura. Então gengibre é um ótimo aliado para quem deseja emagrecer e perder peso.

Leia também:

Emagreça rápido e com saúde 10 dicas importantes


Gravidas podem comer gengibre

Esse assunto ainda é bem controverso, o gengibre é um ótimo aliado para o controle vômitos e náuseas no primeiro trimestre de gravidez, isso por conter misturas como fitoquímicos e varias outras substancias como cafeno, falendreno, zingibereno e zigerona. O recomendável para gravidas é consumir 1mg por dia degengibre. Mas existem muitas duvidas sobre o consumo desse alimento, pessoas acreditam que consumido na gravidez pode aumentar as chances de hemorragias, ou seja, o aborto. Então gravidas tem que evitar ogengibre nas datas próximas ao parto.


Gengibre melhora a dor de garganta

O gengibre ajuda a aliviar as dores na garganta, não ajuda a resolver o problema, somente alivia. Muitos cantores fazem o consumo de gengibre para deixar as cordas vocais mais fortes. Para aliviar a dor de garganta mastigue pedacinhos de gengibre. Você também pode tomar chá de limão com gengibre, diminuem a irritação na garganta além de diminui a tosse.


Gengibre diminuí as dores musculares

Por ser anti-inflamatório, o gengibre diminui bastante as dores musculares apos o treino, sendo muito benéfico para atletas e praticantes de academia. O Gingerol é um anti-inflamatório presente no gengibre que ajuda na recuperação das fibras musculares rompidas no treino. 2g de gengibre por dia já ajuda muito na recuperação, mas para que o gengibre tenha resultados excelentes, é preciso inclui-lo na sua dieta diária,

Gengibre melhora náuseas, vômitos e enjoos

Vários estudos já comprovaram a eficacia do gengibre em náuseasenjoos e vômitos. Ad pesquisas submeteram pacientes a tomarem várias doses de gengibre antes de iniciar os tratamentos de quimioterapia, viram que foi reduzido a gravidade das náuseas e vômitos. Nesses estudos os pacientes tomaram gengibre por via oral três dias antes da quimioterapia. Como os efeitos colaterais da quimioterapia é náuseas e vômitos, o gengibre diminuiu esses efeitos. 

Gengibre ajuda na digestão

O gingerol e o shogaol são substancias presentes no gengibre que ajudam a estimular a saliva, bile e a produção de suco gástrico. O gengibre também aumenta o tônus muscular ao redor do intestino e ainda ajuda o estômago a movimentar o alimento para baixo do trato digestivo. De preferência use o gengibre no chá para melhorar a digestão, e o ideal é beber antes de uma grande refeição. Para quem tem inchaço na barriga depois das refeições, chá de gengibre vai ajudar bastante, já que melhora a digestão, a pessoa vai se sentir menos inchada ao se alimentar

Gengibre melhora gripes e resfriados 

gengibre é muito benefício para tratar gripes e resfriados, ele melhora a circulação sanguínea, e com isso mais oxigênio vai para os tecidos eliminando toxinas e vírus. O gengibre também contem antiviral, antitóxico e propriedades antifúngicas que quando consumimos varias vezes ao dia, ele nos ajuda a desintoxicar o corpo de forma natural, melhorando a gripe e o resfriado. Você pode ferver uma colher de chá de gengibre em pó ou duas colheres de chá de gengibre fresco ralado em dois copos de água e inalar o vapor para aliviar os congestionamentos e outros sintomas associados a gripes e resfriados.

Gengibre é desintoxicante 

Como vimos acima o gengibre além de melhorar gripes e resfriados também é desintoxicante, melhora a digestão, estimula a circulação e o suor.  Suas ações digestivas limpam toxinas e resíduos acumuladas no cólon, fígado e vários outros órgãos. Ao desintoxicar, o corpo aumenta o processo de limpeza natural, construindo melhores defesas contra diversas doenças e enfermidades além de estimular a circulação sanguínea, impedindo a coagulação.

Gengibre cura a ressaca

Ficar com ressaca não é nada legal, principalmente quando temos um compromisso naquele dia, então para prevenir que isso não aconteça mais, beba um chá de gengibre ou a raiz antes de dormir, e beba bastante água. Chá de gengibre ajuda a curar as dores de cabeça, náuseas e fadiga causada pela ressaca.

Gengibre diminui os níveis de colesterol

Alguns pesquisadores acreditam que o gengibre pode reduzir a inflamação, por isso é benéfico para o coração e para diminuir o colesterol elevado. Alguns investigadores explicam que o gengibre ativa uma enzima que aumenta o uso de colesterol no corpo, e com isso, diminuindo. Foi comprovado a eficacia do gengibre na diminuição de colesterol nos animais, mas precisam de mais estudos grandes em seres humanos para que seja comprovado.

Um pequeno estudo analisou os efeitos de tomar 3.000 mg de gengibre por dia durante 45 dias em pessoas com colesterol alto, o colesterol caiu em 13 mg. Porém os próprios autores do estudo falaram que como essa investigação foi pequena, essa duvida deveria ser confirmada em um estudo maior. Então não foi realmente comprovado a eficacia do gengibre na diminuição do colesterol, mas vários indícios apontam que o uso constante pode ajudar e muito.




ConversãoConversão EmoticonEmoticon

:)
:(
=(
^_^
:D
=D
=)D
|o|
@@,
;)
:-bd
:-d
:p
:ng
:lv
Obrigado pelo seu comentário